quinta-feira, 28 de maio de 2015

MEDIDA DO TJ REDUZ SALÁRIOS DE JUÍZES LEIGOS PELA METADE

Depois de quatro meses na fila de espera, o trabalhador da construção civil Leanderson Pimenta, 24 anos, finalmente conseguiu nesta quarta-feira, 27, participar da primeira audiência no Juizado Especial Cível de Causas Comuns, que cuida de questões relativas à defesa do consumidor. A demora no atendimento se deve, em parte, à quantidade de processos acumulados no juizado, um dos mais movimentados na capital baiana. Segundo informações de servidores, que pediram anonimato, o órgão atingiu a marca aproximada de 20 mil processos em abril passado.

Somado a isso, os casos ficam sob a responsabilidade de uma escassa mão de obra formada por quatro juízes titulares e oito juízes leigos - aqueles que desempenham função de auxiliares dos magistrados no estudo dos casos, realização de audiências e formulação de sentenças.

No bojo da divisão do trabalho, teoricamente, cada juiz titular esteve à frente de cinco mil processos, no mês passado, nesse juizado. Levando-se em conta que são os auxiliares que estudam os casos, os juízes leigos, então, responderam por 2.500 processos em abril.

Alheio a tais números, o cidadão que procura a Justiça para resolver situações de litígio reclama da lentidão do andamento do processo. É o caso de Leanderson Pimenta, cujo nome foi negativado por uma empresa de telefonia que incluiu o nome dele, indevidamente, no cadastro do serviço de proteção ao crédito. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário