A Coreia do Norte informou nesta terça-feira (5) que realizou um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio. Este foi o quarto teste nuclear feitos pelo país asiático. Os anteriores foram realizados em 2006, 2009 e em 2013, e resultaram em sanções da ONU proibindo o governo norte-coreano de desenvolver atividades semelhantes. No entanto, este foi o primeiro com uma bomba de hidrogênio, que pode ser até 50 vezes mais potente que uma bomba nuclear.
"Após o pleno sucesso da nossa bomba H histórica, nos juntamos ao grupo dos Estados nucleares avançados", relatou uma apresentadora da TV estatal. "Este último teste, produto da nossa tecnologia e da nossa mão de obra, confirma que os recursos tecnológicos que desenvolvemos recentemente são eficientes e provam cientificamente o impacto da nossa bomba H miniaturizada". Depois da atividade, Japão e Estados Unidos convocaram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para hoje.
Outros países, como França e Coreia do Sul, também criticaram o teste com a bomba. Até mesmo a China, aliada do governo norte-coreano, disse que se opõe firmemente à atividade nuclear. “Apelamos fortemente à DPRK [Coreia do Norte] a respeitar o seu compromisso de desnuclearização, e a suspender qualquer ação que possa tornar a situação ainda pior”, afirmou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Hua Chunying.
Nenhum comentário:
Postar um comentário