Faltando apenas 20% para a conclusão das obras, a nova Estação da Lapa deve ser entregue durante as comemorações dos 467 anos de Salvador. A previsão é de que a obra seja inaugurada entre os dias 10 e 20 de março, conforme anunciou ontem o prefeito ACM Neto, durante uma vistoria no local. Porém, desde já, quem passa pela área já reformada pode se sentir mais seguro. Isso porque 80 câmeras registram a movimentação em todos os pavimentos do terminal de ônibus. Elas são acompanhadas por uma central de segurança instalada no subsolo.
É nesse pavimento da estação que as obras se concentram agora. Tratores trabalham para reformar todo o andar. “O subsolo era uma situação terrível. As pessoas mal podiam ficar no subsolo pelo calor de um lado, o odor do outro. E agora temos uma das mais modernas estações do país”, afirmou o prefeito.
Nos outros pavimentos já foram realizados serviços de recuperação da rede elétrica e da parte de impermeabilização, além da instalação de tubulação de combate a incêndio e novos corrimãos em aço inoxidável.
Escada antivandalismo - Entre as mudanças está a modernização das 11 escadas rolantes, já liberadas em todos os pavimentos. Elas contam com sensores “antivandalismo”, que interrompem o funcionamento dos equipamentos caso os passageiros façam algum movimento brusco.
“É um dispositivo para garantir a segurança de quem usa o equipamento. Todas as escadas têm vários sensores e todo pessoal é treinado para agir nessas situações”, explicou o titular da Secretaria Municipal da Mobilidade (Semob), secretário Fábio Mota.O funcionamento das escadas rolantes é o item mais elogiado por quem circula pelo terminal. “Estou achando tudo ótimo. Agora, pelo menos, nós já temos as escadas rolantes funcionando. Também está muito mais limpo, mais organizado”, avaliou a aposentada Nilzete Damasceno, 67 anos. Moradora de Cajazeiras, a Estação da Lapa é seu ponto de parada constante, já que sempre vai a médicos que ficam no centro da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário