sexta-feira, 29 de abril de 2016

VACINAÇÃO SERÁ RETOMADA HOJE COM A CHEGADA DE LOTE COM 80 MIL DOSES

As cerca de 80 mil doses da vacina contra o vírus H1N1, que estavam sendo aguardadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), chegaram nesta quinta (28) à central estadual de distribuição, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. As doses devem chegar aos postos de saúde da capital hoje, quando a vacinação será retomada. Apesar das filas, até as 8h desta sexta (29), as vacinas não haviam chegado aos postos.

Nesta quinta, não havia doses disponíveis em nenhuma das unidades de saúde da cidade. “A maior probabilidade de as doses chegarem aos postos é nesta sexta-feira de manhã. Isso nos dá condições de abastecer as 116 salas de vacinação da capital”, explicou a coordenadora de Imunizações de Salvador, Doiane Lemos.

Por falta de vacinas, o Dia D, marcado para amanhã, foi cancelado na capital. Barreiras, no Oeste do estado, também cancelou o Dia D e, ontem, foi a vez de Simões Filho, na Região Metropolitana, suspender a vacinação amanhã. A prefeitura de Salvador não descarta fazer um Dia D em outro momento, para alcançar a população que não consegue ir aos postos nos dias úteis. Até a manhã de ontem, já tinham sido vacinadas mais de 287 mil pessoas (46% do total). A campanha na capital segue até o dia 30 de maio.

Fazem parte dos grupos prioritários os idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores em saúde, mulheres grávidas ou puérperas – até 45 dias após o parto –, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Dos 417 municípios baianos, 83 ainda não tinham informado ontem ao Ministério da Saúde ter aplicado uma única vacina contra o vírus H1N1 neste ano. Os dados constam no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni) e foram atualizados pela última vez à 1h07 de ontem.

Entre os municípios que aparecem no sistema como não tendo utilizado as doses estão Lauro de Freitas, Amargosa, Camamu, Candeias, Canudos, Itapetinga, Pilão Arcado, São Francisco do Conde e Simões Filho. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a notificação é necessária para que o Ministério da Saúde identifique a necessidade de novos lotes da vacina e possa enviá-los para os estados.

Sem vacinas em nenhum dos 16 postos de saúde, o município de Lauro de Freitas informou que já aplicou as 21 mil doses que recebeu. A prefeitura informou também que os dados seriam enviados ainda ontem ao Ministério. O município decidirá hoje se cancelará ou não o Dia D. Segundo a Sesab, 1,6 milhão de doses da vacina já foram distribuídas aos municípios baianos. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário