sábado, 17 de setembro de 2016

VITÓRIA TENTA VOLTAR A VENCER NO BARRADÃO

Se quiser lutar pela permanência na Série A, o Vitória, com 29 pontos, terá de alcançar 44, o que, segundo estatísticos especializados em futebol, como o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, deixaria sua chance de rebaixamento em 27%. Para não depender tanto de combinação de resultados, o ideal é atingir 46. Nesse caso, a chance de queda ficaria em somente 4%.

Portanto, o Leão precisará vencer mais cinco dos 12 jogos que restam. Se conseguir, chegará aos 44 pontos. Mais dois empates e atingirá os 46.
O problema é que times em situação complicada historicamente fazem do fator casa a sua tábua de salvação. Contudo, o Leão parece ter perdido a sintonia com a Toca. Domingo, fará sua próxima partida contra o São Paulo, novamente no Barradão. Novo insucesso representará a marca de três meses sem vencer em seu estádio. O último triunfo foi o 3 a 2 sobre o Sport, pela 12ª rodada, em 29 de junho.

O técnico Argel Fucks, que assumiu o time há uma semana, chegou dizendo: "temos que vencer seis jogos para evitar o rebaixamento, e temos sete em casa. Então, dá". Dois dias depois, a vitória por 1 a 0 sobre o Inter em Porto Alegre facilitou a conta, que passou a ser cinco triunfos e sete jogos. Contudo, anteontem, a derrota por 1 a 0 diante do Botafogo complicou tudo de novo e chamou a atenção para um retrospecto desfavorável.
De julho para cá, foram cinco partidas no Barradão, com três derrotas e dois empates. No período, o Vitória mandou três jogos fora do local. Curiosamente, venceu todos, um no Joia da Princesa e dois na Fonte Nova (um pela Sul-Americana, contra o Coritiba). Porém, das seis partidas que faltam como mandante, não há previsão de troca de estádio. Todas devem ocorrer no Barradão.

Time abalado - Um diagnóstico para os recentes fracassos é que os atletas parecem estar sucumbindo à pressão pela obrigação de vencer. Domingo, dominaram o Botafogo, mas perderam chances incríveis como um pênalti com Diego Renan e o lance em que Kieza pegou um rebote na pequena área e, mesmo o goleiro caído, chutou na trave. Por isso, o discurso de Argel tem sido prioritariamente motivador. "Nesse jogo, finalizamos 18 vezes contra três do adversário. Temos um time bom. Confiamos no grupo e é com ele que vamos permanecer na Série A".

É bom que a reação venha logo, pois não dá para tomar como base o triunfo sobre o Inter para garantir que, se fracassar em casa, o Rubro-Negro poderá compensar fora. Como visitante nesta Série A, ele só possui duas vitórias contra quatro empates e sete derrotas. Nesta segunda, 19, o plantel folgou. Na terça, 20, às 9h, retoma os treinos projetando o embate com o São Paulo. Argel declarou: "Temos uma semana para fazer um trabalho diferenciado e buscar uma exibição melhor". (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário