quinta-feira, 29 de setembro de 2016

TRE-BA CONVOCA 19.200 MESÁRIOS PARA ATUAR NA CAPITAL NO DOMINGO

Nas eleições municipais desse domingo, 19.200 pessoas foram convocadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para trabalhar como mesário na capital. Em todo o estado, serão 126.776 mesários, que são obrigados a comparecer no dia da eleição, em 205 zonas eleitorais. Anteontem, o TRE-BA encerrou o transporte e a lacração das urnas eletrônicas na capital. Elas estão armazenadas no Centro de Apoio Técnico (CAT) do tribunal, em Porto Seco Pirajá. Já no interior do estado, o encerramento dessas atividades está previsto para amanhã. Em Salvador, 5.100 urnas eletrônicas serão utilizadas durante a eleição.

Em todo o estado, é estimado o uso de 35.065 urnas. Já lacrados, os equipamentos serão distribuídos para os locais de votação a partir das 6h desse sábado, um dia antes do pleito. Do total de mesários convocados na Bahia, 10.126 participarão voluntariamente, após se inscrever no projeto Mesário Voluntário. Entre as atribuições da função estão identificar o eleitor, localizar o nome dele no caderno de votação e ditar o número do título eleitoral ao presidente da seção. Geralmente, quatro mesários atuam em cada uma das seções. Na capital, seis zonas eleitorais (2ª, 4ª, 7ª,14ª, 16ª e 19ª) tiveram locais de votação alterados.

Na maioria dos casos, a mudança é temporária. As mudanças atingiram locais de votação das regiões de Alto de Coutos, Fazenda Coutos, Paripe, Federação, Cabula, Novo Horizonte, Mata Escura, Sussuarana, Tancredo Neves, Jardim Nova Esperança, Fazenda Grande II, São Marcos, Pelourinho e Boa Vista de Brotas. Para consulta sobre local de votação, o TRE baiano disponibiliza o Disque Título pelo número (71) 3373-7000, opção um ou nove. O serviço de call center estará disponível até o dia da eleição, das 9h às 17h, e no domingo, das 7h às 17h, e busca esclarecer as dúvidas sobre a votação.

A consulta aos locais onde votar pode ser feita também no site do TRE-BA. A listagem contém as informações sobre a seção anterior e a atual. Até ontem, o Disque Título já tinha registrado 2.065 atendimentos. Entre as dúvidas mais frequentes estão documentos necessários para votar, confirmação de endereços dos locais de votação, números de seções e zonas eleitorais, situação do título de eleitor, justificativa eleitoral, recadastramento biométrico e sobre uso de bandeiras, broches, cartazes e adesivos no dia da eleição. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário