segunda-feira, 26 de setembro de 2016

JOÃO HENRIQUE PROPÕE AÇÕES DE VALORIZAÇÃO DOS ARTISTAS DA GRAFITAGEM

João Henrique participou de uma reunião, com os 'artistas de rua', na última sexta-feira, no Instituto de Cultura Brasil Itália Europa (ICBIE), no bairro da Ribeira, onde os grafiteiros oficializaram o apoio a sua candidatura para vereador da Cidade do Salvador. O encontro foi mediado pelo diretor do Instituto, Pietro Gallina, que na oportunidade, sugeriu como projeto, a ser discutido na Câmara, a criação de um espaço para exposição - galeria - dos artistas de rua.

Tal indicação é fortalecida pelo fato de Salvador ter sido pioneira no apoio a arte das ruas “quando fui diretor da Limpurb, no governo João Henrique, as reclamações de pichações na cidade se multiplicavam, não só na ouvidoria do município como nas emissoras de rádio e televisão. De posse dessas reclamações decidi procurar pelos 'pichadores', na época, a fim de oferecer uma possibilidade de trabalho dentro do que eles tinham de melhor: a arte nas veias”, revela Tucunaré. “Com o projeto nas mãos, fomos então ao prefeito que de imediato aprovou a ideia que transformaria os muros em grandes painéis coloridos na Cidade do Salvador, a arte das ruas. E assim nasceu o Projeto "Salvador Grafita", quando tiramos mais de 200 pichadores das ruas e demos emprego e dignidade. Um projeto modesto que revelou grandes artistas para o mundo, a partir de Salvador”, complementou.

O apoio dos Grafiteiros, a João Henrique, chega num momento de incertezas para os artistas que estão sendo tratados, pela atual gestão, como pichadores e marginalizados “fui agredido e preso por membros da Guarda Municipal, quando pintava um painel no Comércio. Me prenderam e me levaram para delegacia onde registraram queixa e depois fui intimado por um juiz para prestar esclarecimentos. É dessa forma que o prefeito tem tratado os grafiteiros” diz o artista de rua Jacson. Na oportunidade, diante dos depoimentos e reclamações, do abandono da prefeitura ao projeto. João Henrique assumiu o compromisso de lutar pelo espaço destinado a exposição da arte de rua e bem como o seu reconhecimento pela atual gestão da importância dos grafiteiros, não só para a beleza da cidade quanto para sua economia. Além de propor a retomada do Projeto 'Salvador Grafita' que tanto bem trouxe para a cidade "esse é um compromisso que assumo com vocês da mesma forma que assumi com os funcionários públicos, que a três anos não tem aumento de salário e, com os ambulantes, que hoje em dia tem que pagar uma taxa à prefeitura se quiser trabalhar" afirmou João.

O ICBIE, foi a primeira instituição a reconhecer o talento dos grafiteiros, que foram retirados das ruas por meio do projeto ‘Salvador Grafita’, no governo João Henrique, e oferecer oportunidade e visibilidade da arte de rua produzida em Salvador para a Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário