domingo, 25 de dezembro de 2016

BAHIA POSSUI O MAIOR ACERVO DO BRASIL

As obras sacras consideradas mais importantes foram produzidas até o século XVII. Até porque, a partir da segunda metade desse período, boa parte das obras passou a ser produzida em oficinas. Não era mais um artista único que produzia, mas ele com seus pupilos. Com o crescimento do país e a demanda de encomendas, os artistas passaram a necessitar de auxiliares.

“Tinha o escultor famoso que pegava a peça bruta e delineava a escultura. Aí vinham seus ajudantes que iam desbastar. Ele só chegava no fim para dar o toque final. E mãos, braços, anjinhos, aí já eram feitos por auxiliares. Quanto mais única a peça, mais rara e valiosa”, observa José Dirson Argolo. A Bahia ainda mantém muitas obras até antes do século XVIII e XIX. O acervo de arte sacra de Salvador é tido por muitos especialistas como o maior e mais importante do Brasil.

Por ter sido a primeira capital do país, por ter sido a cidade mais rica e importante em boa parte do Brasil colônia, ela pôde trazer do reino o que tinha de melhor. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário