quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

ALAN SANCHES CLASSIFICA FECHAMENTO DE UPA COMO PRESENTE DE GREGO

O deputado Alan Sanches (DEM) classificou o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h que funciona no bairro de Escada, subúrbio ferroviário de Salvador, de forma definitiva a partir desta quarta-feira (28), como um presente de grego da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para os baianos.

“Trata-se de uma decisão totalmente equivocada. Afinal, estamos falando de uma Upa que realiza aproximadamente sete mil atendimentos mensais à população através do Sistema Único de Saúde (SUS), com pacientes não apenas da capital e essa decisão comprova mais uma vez a falta de prioridade do governo com o setor, colocando em risco a atenção à saúde da população”, lamenta.

O deputado alerta ainda que, embora a Sesab alegue que segue uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que se pede, conforme comunicado oficial da Corte, não é o encerramento das atividades, mas somente que a contratação da entidade que explora o equipamento fosse regularizada.

“Portanto, nesse momento o governo, ao invés de agravar a crise já instalada, deveria abrir processo licitatório, de forma que fosse escolhida uma empresa que tenha condição de dar assistência e melhor preço para realizar o serviço”, frisa, reforçando que o questionamento foi feito desde o início do ano, tempo suficiente para a resolução do impasse.

“O que não podemos aceitar é que uma unidade totalmente e equipada e de tamanha importância feche as portas dessa maneira e muito menos que seja aventado nenhum tipo de contrato emergencial”. Por fim, Alan Sanches, que é médico por formação, refuta a informação de que a região dispõe de atendimento de urgência e emergência na UPA de Periperi e nos hospitais João Batista Caribé, que é voltado para o atendimento à mulher, e Subúrbio, este indicado para os casos mais graves. “As unidades dadas como alternativas já se encontram sobrecarregadas e não atenderão a demanda".

Nenhum comentário:

Postar um comentário