quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

RÉVEILLON SALVADOR 2017 TERÁ CINCO PONTOS DE REVISTA DO PÚBLICO

O público que estará presente no Réveillon Salvador 2017 na Praça Cairu, no Comércio, contará com um esquema especial de segurança montado para garantir mais tranquilidade e conforto a baianos e turistas que vão curtir as atrações da maior programação de virada de ano do país. As ações serão realizadas em parceria entre a Guarda Civil Municipal e polícias Civil e Militar, em um efetivo estimado de 1,5 mil agentes no total, que atuarão em diversas áreas.

Assim como nas edições anteriores, serão aplicadas revistas para acesso do público. Este ano, serão cinco pórticos instalados em locais estratégicos da região do Comércio. Nos pórticos, o público passará por uma revista com detectores de metais para coibir a entrada de armas de fogo, materiais perfurocortantes e que possam servir como arma branca, a exemplo de guarda-chuvas, pau de selfie, garrafas de vidro e demais objetos que possam oferecer risco aos cidadãos. As revistas serão realizadas por policiais militares e guardas municipais.

Além da atuação nos pórticos, cerca de 450 guardas estarão espalhados pela região do Comércio promovendo proteção do patrimônio público e apoio às ações de fiscalização promovidas por órgãos municipais. Uma das novidades é a utilização de seis elevados de observação distribuídos em pontos estratégicos da festa, para melhor visualização e agilidade na solução de situações de conflito. “A Guarda Civil Municipal também estará realizando ações preventivas, com distribuição de pulseiras de identificação para crianças e materiais informativos com dicas de segurança e orientação para as pessoas que vão participar da festa”, informou o diretor de Segurança Urbana e Prevenção a Violência da Prefeitura, Maurício Rosa Lima.

Polícias - A Polícia Civil disponibilizará 52 delegados, 43 escrivães e 180 investigadores para atuarem nos quatro dias de festa, em todo o estado. Quem for conferir a virada na Praça Cairu contará com os serviços da delegacia especial de área, instalada em frente a Igreja da Conceição da Praia. As 1ª e 3ª Delegacias Territoriais - Barris e Bonfim, respectivamente - e a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) também reforçarão os seus efetivos.

Já a Polícia Militar contará com um efetivo de 5 mil profissionais espalhados por toda a cidade. Só em Salvador, serão quase 2,5 mil PMs a mais de plantão. A Polícia Militar ainda vai contar com o Centro de Comando e Controle Regional (CICC-R), instalado no Centro de Operações e Inteligência e com funcionamento diário, recebendo também imagens das principais câmeras espalhadas nos bairros que terão comemorações e queima de fogos. A atuação da unidade agiliza o acionamento de viaturas e de outros serviços, caso haja necessidade.

Além das câmeras fixas, o monitoramento também terá à disposição as imagens enviadas do Centro de Comando e Controle Móvel – veículo que possui câmeras acopladas. O caminhão ficará estacionado próximo do Elevador Lacerda. “Empregaremos toda a expertise das forças estaduais em promover segurança pública nos grandes eventos, com o suporte do Centro de Operações e Inteligência”, pontuou o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário