sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

ESTRUTURA DA FOLIA ALTERA PAISAGEM DA CAPITAL

A pouco mais de um mês para o início do Carnaval, cuja abertura oficial está programada para 22 de fevereiro, a montagem das estruturas da festa nos principais circuitos de Salvador está mudando a cara da capital baiana. Quem transita ao longo do Circuito Dodô (Barra-Ondina) já convive com o som do trabalho dos operários para montar os camarotes.

Parte das estruturas está concentrada desde o cruzamento da Av. Oceânica com a Av. Adhemar de Barros, até o clube Espanhol. Por enquanto, o trabalho dos operários e andaimes não têm atrapalhado as atividades físicas de gente como a estudante Naira Oliveira, 26, que costuma correr diariamente no trecho pelas calçadas do circuito Dodô.

Licenciamento - Para licenciar a montagem de um camarote, é preciso contratar um engenheiro ou arquiteto que se responsabilize pela instalação do equipamento

Questão de tempo - “É questão de tempo, porque ainda falta mais de um mês para começar. Quando estiver mais próximo, vou ter que descer para a pista”, prevê ela, pela experiência de anos anteriores. Moradora de Ondina, a bancária Rita Teixeira, 44, conta que tem alugado o apartamento onde vive para fugir dos inconvenientes.

“Já brinquei muito. Hoje, não vejo mais graça. É uma semana no ano, mas muda a rotina toda da gente. Só é bom por que dá para ganhar um dinheiro”, diz. No Circuito Osmar (Centro), a montagem dos andaimes se restringe à parte dos camarotes oficiais, localizados em frente ao Teatro Castro Alves, no bairro do Campo Grande. Além dos operários, funcionários da prefeitura trabalham na poda das árvores para facilitar a passagem dos trios elétricos.

Morador da Saúde, o vendedor Roberto Carvalho, 28, diz estar ansioso para que a festa comece logo. “Adoro Carnaval. Mal a festa acaba, eu fico a contar os dias para a próxima começar. É uma semana de diversão”, empolga-se o rapaz, que costuma sair na “pipoca” dos trios sem corda.

Carga e descarga - A partir desta sexta-feira, 20, começam a valer as regras de carga e descarga específicas para a montagem e desmontagem das estruturas do Carnaval 2017. As normas estabelecidas pela Transalvador, por meio de portaria, estarão em vigor até o dia 13 de março.

O órgão autoriza a livre circulação em algumas áreas do Centro, além do Circuito Barra-Ondina, para prestadores de serviço de montagem de camarotes, postos de serviços públicos ao longo das vias e palcos, em caminhões com comprimento acima de 6,5 metros e 2,2 metros de largura.

No entanto, a livre circulação é vedada nos finais de semana, durante o dia, no período entre 21 de janeiro e 12 de março, na avenida Oceânica, apenas no trecho que vai do largo do Farol da Barra até a rua Marquês de Caravelas.

Por meio de nota enviada pela Secretaria Municipal de Comunicação, o titular da Transalvador, Fabrizzio Muller, alerta que a restrição de circulação dos veículos permanece nas vias excluídas da portaria, a exemplo das avenidas Paralela e Bonocô. “Mesmo para os motoristas a serviço do Carnaval”, diz o texto do comunicado.

Fiscalização - A prefeitura informou que a fiscalização é feita três vezes por semana, mas, se houver alguma denúncia de irregularidade, os agentes podem ir aos circuitos qualquer dia da semana. São 30 agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) atuando na fiscalização. Até agora, cinco camarotes já deram entrada no licenciamento das montagens das estruturas.

De acordo com a prefeitura, foram emitidas três notificações a camarotes no circuito Barra-Ondina para garantir a proteção dos transeuntes e para reforço de itens estruturais para as montagens. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário