domingo, 16 de maio de 2010

LULA FALA DE AUMENTO NAS TROCAS COMERCIAIS ENTRE BRASIL E IRÃ

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Mahmud Ahmadinejad falaram neste domingo (16) em entrevista coletiva do mútuo interesse em incrementar as relações comerciais entre o Brasil e o Irã.

Os dois evitaram dar declarações sobre a questão nuclear e a única alusão ao tema foi feita por Ahmadinejad que 'agradeceu ao presidente brasileiro seu apoio aos direitos da nação iraniana e suas posições para reformar a ordem mundial', conforme o texto publicado no site da presidência iraniana.

De acordo com um membro da delegação que acompanha o chefe de Estado brasileiro em Teerã, Lula continua otimista quanto à evolução das negociações para se chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano.

'O Brasil quer se orientar mais na direção dos países emergentes (...) entre os quais o Irã é um dos nossos princiapis sócios', declarou. Lula indicou que o exportará por um bilhão de dólares produtos alimentícios para o Irã nos próximos cinco anos. Ahmadinejad declarou, por sua parte, que o desenvolvimento ds relações econômicas entre ambos países faz parte de 'uma relação estratégica a longo prazo'.

'Esta relação não é dirigida contra ninguém', afirmou o presidente iraniano e diz respeito apenas a 'dois países que buscam se transformar rapidamente em polos econômicos de suas regiões'. (As informações são do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário