sexta-feira, 7 de maio de 2010

MANTEGA DIZ QUE CRISE NÃO AFETARÁ OCRESCIMENTO DO BRASIL EM 2010

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira, 7, que a crise na Europa não afetará a expansão da economia brasileira em 2010, tampouco oferece riscos ao país, que apresenta uma situação sólida.

"Essa crise não vai afetar o crescimento do Brasil em 2010. O que poderá nos afetar é que a recuperação dos países europeus será mais lenta... então vamos ter que esperar mais tempo para aumentar as exportações para a comunidade europeia", disse a jornalistas, após almoço em São Paulo.

Mantega reforçou que o país está crescendo em função do mercado interno.

Ao ser questionado sobre a situação na Europa, o ministro avaliou que "houve uma demora" da União Europeia para se entender com a Grécia nos ajustes do pacote de ajuda. "Essa demora acabou agravando a situação... os credores ficaram nervosos."

Ele considerou, nesse contexto, normal que as bolsas de valores tenham saques e amenizou o movimento no mercado brasileiro, citando que a Bovespa é a mais líquida entre outras bolsas de emergentes e por isso sofre mais com a volatilidade. "Mas a situação é tranquila. Estamos em uma situação muito sólida." (As informações são da Agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário