A campanha “Racismo faz mal à Saúde. Denuncie!”, lançada nesta terça-feira (25) pelo Ministério da Saúde tem como objetivo incentivar as denúncias de racismo no Sistema Único de Saúde (SUS). Qualquer pessoa que tenha presenciado ou passado por situações de racismo em ambientes da rede pública de saúde poderão ligar para o 136 e denunciar. De acordo com informações do Uol, a ação foi feita em parceria da Secretaria de Direitos Humanos com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
O ministério divulgou dados que mostram que mulher negra recebe menos tempo de atendimento médico do que a mulher branca. “Não é o SUS que é racista. O SUS expressa, através dele, aquilo que a sociedade produz”, declarou André Bonifácio, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, durante o anúncio da nova campanha. Os profissionais que atuam no Disque Saúde (136) tiveram que passar por um treinamento adequado para conseguir identificar as denúncias de racismo.
Caso a denúncia seja identificadas, serão encaminhadas aos órgãos competentes. De acordo com o Ministério da Saúde, os casos servirão de exemplo para a criação de novas políticas públicas que evitem o racismo no SUS. “Produzir a igualdade na diversidade que é o grande desafio”, comentou o ministro da Saúde Arthur Chioro. “Dados mostram que o preconceito produz mais doenças, mais mortes e sofrimento”, concluiu o ministro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário