Os serviços de reparo no trecho da adutora principal do sistema integrado de abastecimento de água de Salvador, situado na BR-324 foram concluídos na quarta-feira, 3. O fornecimento havia sido interrompido, pela primeira vez, temporariamente na última segunda-feira, dia 1º, quando a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) divulgou que realizaria trabalhos de manutenção preventiva no sistema de abastecimento.
No entanto, com o retorno do fornecimento, segundo a empresa, como o fluxo de água é muito forte, provocou um vazamento na tubulação. O incidente deixou 41 localidades da capital sem água, novamente, na terça-feira. Para fazer o reparo no trecho da adutora principal danificado, o fornecimento de água precisou ser interrompido. Entre os locais afetados estão: Ribeira, Caminho de Areia, Uruguai, Calçada, Fazenda Grande, Curuzu, IAPI, Pero Vaz, largo do Retiro, Cabula e Pernambués.
De acordo com Embasa, depois da conclusão dos serviços de manutenção, o abastecimento agora será retomado, de maneira gradativa, com a completa regularização prevista para ocorrer em até 36 horas. Segundo o diretor de operação da empresa, Carlos Ramirez, a obra foi finalizada por volta das 11h da manhã, mas a previsão era que o abastecimento só fosse normalizado às 22h de quarta-feira.
"A montagem da tubulação já acabou, depois colocamos um bloco de ancoragem. Ou seja, um bloco de concreto ao lado da peça para que, com o fluxo da água, ela não se movimente e provoque um novo vazamento" explicou Ramirez. Ele explicou que a demora na volta do fornecimento de água acontece porque o chamado "bloco de ancoragem" precisa de, no mínimo, quatro horas para secar. "É preciso aguardar essa secagem, que nós chamamos de 'tempo de cura' para liberar a água", disse.
Diante da situação de normalização do sistema de abastecimento, a Embasa sugere o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares. No início de abril passado, a mesma adutora foi danificada em outro trecho pelas obras do metrô. A ação provocou um vazamento que inundou o trânsito da BR- -324, na altura da Jaqueira do Carneiro. (As informações do A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário