sexta-feira, 26 de junho de 2015

COM NOVO PLANO DE CARREIRA, SALÁRIO DE PROFESSORES PODE MAIS QUE DOBRAR

Após a aprovação do reajuste de 6,5% para toda a categoria de servidores municipais, os profissionais da Educação também vão poder agregar ao salário os benefícios regulamentados, ontem, do Plano de Carreira e Remuneração da categoria, que cria gratificações e determina as condições para que professores, coordenadores pedagógicos e assistentes técnicos escolares possam ter acesso ao incremento salarial.

O acréscimo pode chegar a até 37,5% para coordenador pedagógico, 17,5% para professores e 7,5% para assistente técnico escolar. Ao todo, nove gratificações passam a contemplar o Plano de Carreira da categoria após o aprimoramento de alguns benefícios e criação de outras gratificações.

Com isso, o benefício mensal - formado pela soma do vencimento básico, mais os benefícios previstos no plano e mais as gratificações que não fazem parte do plano, além de outras incorporações - pode mais que dobrar o salário do servidor entre o início e o topo da carreira, caso ele cumpra todos os requisitos do plano, como exemplifica o secretário de Gestão da prefeitura, Alexandre Pauperio. “Um professor que hoje trabalha 40 horas e tem um rendimento inicial de R$ 4,2 mil, no final da carreira pode chegar a um rendimento mensal de
R$ 10 mil”, garante.

De acordo com a Lei 8.722/14, o plano conta com a implantação da reserva de um terço da jornada do professor para atividades complementares à regência, além da Gratificação por Otimização do Tempo de 30% para docentes da educação infantil ao 5º ano, em substituição à antiga gratificação de Atividade Complementar.

Capacitação - Segundo Pauperio, um dos maiores destaques do novo plano é a criação da reserva de jornada. Ela vai permitir que o educador dedique parte da sua carga horária na elaboração de provas e à capacitação profissional. “É um passo que vai permitir professores mais capacitados e preparados para os desafios da educação no município”.

O plano, que deve contemplar em torno de sete mil profissionais de educação, prevê ainda a criação da Gratificação de Desenvolvimento das Políticas Estratégicas para os coordenadores pedagógicos, no percentual de 30%; instituição da Gratificação de Estímulo ao Aprimoramento Profissional, que varia de 2,5% a 7,5% de acordo com os cursos apresentados; e implantação da Gratificação de Incentivo à Qualidade da Gestão Escolar aos diretores e vice-diretores, no valor de 10% do cargo em comissão ocupado.

Professora municipal há 9 anos, Solange Nascimento acredita que com o novo plano, o profissional poderá ter um futuro melhor. “É uma luta de muito tempo que a gente venceu. Não é apenas um ganho para o salário, mas também é um incremento para a gente poder se aperfeiçoar mais. O retorno é muito bom”. (AS informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário