quarta-feira, 24 de junho de 2015

QUATRO EM CADA DEZ PRESOS ESTÃO ATRÁS DAS GRADES SEM CONDENAÇÃO

Quatro em cada dez presos no Brasil estão detidos sem ao menos ter sido condenados pela Justiça. Além disso, a quantidade de presos sem condenação no Brasil, em torno de 250.213, é praticamente a mesma dos detentos que foram condenados pela Justiça, 250.094. No total, há mais de 607 mil presos no Brasil. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça, nesta terça-feira (23), e constam do Infopen — Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias.

O estudo aponta ainda que "apenas 3% das pessoas privadas de liberdade estão em regime aberto e 15% em semiaberto". Isto significa que, segundo o levantamento, "para cada pessoa no regime aberto, há cerca de 14 pessoas no regime fechado" e, "para cada pessoa do regime semiaberto, há aproximadamente três no fechado".

O estudo ressalta que os dados sobre os presos sem condenação representam a quantidade de brasileiros que "estão encarcerados sem terem sido julgados e condenados". Ao considerar todas os estados brasileiros, é possível perceber que alguns ainda estão longe de reduzir o percentual de presos provisórios.

O ranking tem cinco Estados do Nordeste na lidereança. Em Sergipe, 73% dos presos são provisórios, seguido de perto por Maranhão (66%), Bahia (65%), Piauí (64%) e Pernambuco (59%). (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário