Quatro em cada dez presos no Brasil estão detidos sem ao menos ter sido condenados pela Justiça. Além disso, a quantidade de presos sem condenação no Brasil, em torno de 250.213, é praticamente a mesma dos detentos que foram condenados pela Justiça, 250.094. No total, há mais de 607 mil presos no Brasil. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça, nesta terça-feira (23), e constam do Infopen — Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias.
O estudo aponta ainda que "apenas 3% das pessoas privadas de liberdade estão em regime aberto e 15% em semiaberto". Isto significa que, segundo o levantamento, "para cada pessoa no regime aberto, há cerca de 14 pessoas no regime fechado" e, "para cada pessoa do regime semiaberto, há aproximadamente três no fechado".
O estudo ressalta que os dados sobre os presos sem condenação representam a quantidade de brasileiros que "estão encarcerados sem terem sido julgados e condenados". Ao considerar todas os estados brasileiros, é possível perceber que alguns ainda estão longe de reduzir o percentual de presos provisórios.
O ranking tem cinco Estados do Nordeste na lidereança. Em Sergipe, 73% dos presos são provisórios, seguido de perto por Maranhão (66%), Bahia (65%), Piauí (64%) e Pernambuco (59%). (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário