Cerca de 20 mil contribuintes baianos - que apresentaram irregularidades em suas declarações de Imposto de Renda (IR) - vão receber cartas da Receita Federal (RF) até setembro. Este número representa 4,4% dos avisos do país, que somam 450 mil cartas. A intenção é alertar estes contribuintes para que eles façam a correção o quanto antes e não sejam pegos de vez pelo Leão. Receber a carta da Receita é sinônimo de malha fina, mas, ainda assim, não deve ser motivo de desespero pois é possivel domar o "bicho".
Pelo menos é o que diz o superintendente Demian Fagundes, da 5ª Região Fiscal da Receita Federal. “Quem informou um dado errado ou omitiu informações, como não incluir rendimentos de dependentes, já tem a declaração presa na malha. Muitas vezes a pessoa cometeu um erro inconsciente”, explica.
Foi isso que aconteceu com o designer Rodrigo Nascimento. Ele conta que caiu na malha fina por uma falha do seu ex-contador, já que este recomendou que ele não declarasse um serviço como freelancer para uma universidade, no valor de R$ 20 mil. “Não foi por má fé. O contador disse que não precisava declarar e confiei”, revela ele, que teve que pagar R$ 1,2 mil de multa. “Fiquei preocupado, mas já imaginava que era isso. Neste caso pedi ajuda de uma amiga contadora e foi só foi enviar a declaração retificadora. Infelizmente este ano não vou receber restituição”, completa. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário