sexta-feira, 28 de agosto de 2015

NOVO EMBAIXADOR DA UNIÃO EUROPEIA MOSTRA OTIMISMO PARA ACORDO COM MERCOSUL

O embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, disse nesta quinta-feira (27), durante encontro com jornalistas, que está otimista com as negociações em torno de um acordo comercial bilateral entre Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) e União Europeia (UE). Para o novo embaixador, que inicia missão diplomática no país, os momentos de dificuldade enfrentados, tanto pela UE quanto pelo Brasil, abrem possibilidade para “pensar em novas soluções”. “E isso é extremamente encorajador, porque neste momento, para concluir uma negociação, é necessário apenas isso: alguma ousadia. Temos um bom calendário à nossa frente, uma boa conjuntura”, afirmou.

Cravinho disse que as propostas de trocas de ofertas entre os dois blocos devem ser apresentadas até o final deste ano. Ele acrescentou que “ofertas ambiciosas” podem criar uma dinâmica de compromisso em relação a novas soluções. “Em 2016, poderemos avançar para, finalmente, ter a conclusão das negociações que já levam tantos anos, mas hoje têm outras características”. Para o embaixador, os lados precisam ser ousados, especialmente o Mercosul. A União Europeia “saberá corresponder", ressaltou.

O chefe da delegação da UE no Brasil destacou que, para ele, seria fácil “apontar o dedo” para o Mercosul e dizer que o bloco tem que “oferecer mais”, e que tem que sair um pouco da tradição protecionista. Uma tradição que, segundo ele, é muito forte em países da América Latina e, particularmente, no Brasil e na Argentina. “Nós saberemos corresponder, do nosso lado sabemos que, para encontrar uma solução equilibrada, teremos que tomar algumas decisões difíceis, e estamos prontos para isso”. O acordo bilateral, segundo Cravinho, corresponde a uma nova ligação entre os países envolvidos, em um mundo onde os padrões comerciais vêm mudando a partir de acordos firmados. Ele diz acreditar que, para o Mercosul, esta pode ser a oportunidade de integrar os países ao processo internacional.

Entre os acordos que envolvem o Brasil, o embaixador citou o projeto de construção de um cabo de fibra ótica, que vai unir América Latina e Europa. “É um projeto da maior importância, porque permitirá, tanto para o Brasil como para a UE, que não tenhamos somente uma única forma de acesso e de transmissão de dados”. Ele disse que o processo está avançado e que já foram formados consórcios para que o trabalho siga em frente.“Durante o ano de 2016, poderemos, espero, inaugurar algo que tem um significado geoestratégico grande, unindo a Europa com a América Latina por meio do Brasil”.

Sobre questões relacionadas às mudanças climáticas, Cravinho disse que, no início de novembro deste ano, vai ocorrer um evento no Rio de Janeiro com a participação de autoridades europeias e brasileiras, cientistas e a população. “Não há ninguém, neste planeta, que não seja afetado pelas mudanças climáticas, e isso significa que temos que ter um diálogo com todos. Todos têm responsabilidade em matéria de mudanças climáticas e, nesse sentido, a primeira semana de novembro no Rio de Janeiro será um momento de intercâmbio com toda a sociedade brasileira.” (As informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário