segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ESTUDANTES TOMAM POSSE HOJE PARA FISCALIZAR FREQUÊNCIA DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Os 424 estudantes universitários de Pedagogia que atuarão no Programa Agente da Educação tomam posse hoje, às 9h, no Fiesta Convention Center. A cerimônia contará com a presença do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), do secretário de Educação Guilherme Bellintani e dos parceiros do projeto. Além da posse, a programação inclui a palestra show Tá Tudo Combinado? Líder de Si, Parceiro de Todos, ministrada pelo especialista em carreira Professor Garrido.

A iniciativa foi inspirada no programa Coordenação de Pais, desenvolvido pela Fundação Itaú Social, desde 2009, em Santos (SP) e nos estados de Goiás, Pará e Espírito Santo. O programa tem investimentos de R$ 5 milhões anuais e pretende contribuir para a redução do abandono escolar por meio do fortalecimento do vínculo entre unidade de ensino, família e comunidade.

A ação integra o Programa Combinado e é coordenado pelo Parque Social em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). O levantamento mais recente aponta que até 5 mil crianças abandonam a escola. “Pretendemos reduzir esse índice já no primeiro ano de atuação. Para fortalecimento desse vínculo, os agentes devem residir na própria comunidade, próximo à escola”, destacou Bellintani.

O projeto-piloto foi implantado pela prefeitura em 11 escolas. Agora, o Agente da Educação foi ampliado para todas as unidades municipais. Os agentes vão monitorar a frequência escolar dos alunos e o envolvimento da família e da comunidade nas atividades promovidas pela escola. Quando um aluno faltar a aula, será o Agente da Educação o responsável por buscar as razões da ausência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário