sábado, 26 de dezembro de 2015

FIM DE ANO TRAZ ESPERANÇA PARA ENFERMOS

Vanúbia Alves, 34, Belzani Rosa Brandão, 38, e Juvenília de Oliveira, 34, não se conhecem e moram a, pelo menos, 300 quilômetros de distância uma das outras. Apesar de nunca terem se cruzado, elas vivem, há cerca de dois meses, no mesmo local: em um hospital pediátrico da capital baiana.

Como outras tantas mães, as três não tiveram tempo para pensar em estar com familiares e amigos durante os festejos de fim de ano. A atenção, nos últimos dias, foi voltada exclusivamente para os filhos que, por diferentes motivos, necessitam de cuidados especiais. Nenhuma das três mulheres sequer imaginou que estariam em um hospital no Natal e na virada do ano. E elas não desejariam a mesma situação a ninguém.

Ainda assim, o clima não é de tristeza, mas sim de esperança e de renovação da fé - apesar de tantas dificuldades, as três torcem para que, em 2016, os pequenos Luan Alves, 2, Tatiely Brandão, 8, e Davi Walace, 6, retornem para casa com a saúde restabelecida. "Há dois anos, Deus me deu meu maior presente, que é o meu filho. Desde então, eu só tenho aprendido coisas boas e sequer tenho tempo para esmorecer. Então, não tem por que lamentar. O fato de ele estar vivo já é um grande motivo para festejar todos os dias", disse Vanúbia.

Há cerca de dois anos, o uniforme azul dos acompanhantes de pacientes internos na Unidade de Treinamento para Desospitalização (UTD) do Hospital Martagão Gesteira, no Tororó, é a roupa que Vanúbia usa com mais frequência. Residente em Jequié, ela está na capital desde que deu à luz gêmeos, em 2013. Isso porque um dos garotos, Luan, apresentou problemas respiratórios ao nascer. Com quatro meses, ele foi diagnosticado com hidrocefalia e, desde então, necessita da ajuda de aparelhos para respirar.

Ela só teve contato com o outro bebê até os 10 meses. Hoje, é o marido e a mãe que cuidam dele enquanto Luan está hospitalizado. Passar o Natal e o Réveillon com os dois filhos juntos é o que Vanúbia anseia no próximo ano. "Não tenho dúvidas de que o próximo ano será melhor para todos nós, com meus filhos juntos, como tem que ser", disse. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário