quinta-feira, 3 de novembro de 2016

TJ JULGA INQUÉRITO ABERTO POR DELEGADO-GERAL CONTRA SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE

Três processos envolvendo políticos e autoridades públicas prometem agitar a próxima sessão de julgamentos no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ), marcada para sexta-feira da semana que vem. Uma das ações previstas na pauta do pleno colocou em rota de colisão dois integrantes destacados do governo do estado - o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Em 20 de agosto de 2015, Brito Filho protocolou na Comarca de Itabuna um inquérito policial aberto contra Vilas-Boas para apurar suposto descumprimento de ordem judicial em benefício da adolescente Thacyana das Flores Santos, portadora da Síndrome de West.

O caso tem origem na determinação da Justiça de Itabuna para que a Sesab disponibilizasse fraldas geriátricas e cadeira de rodas adaptada à doença de Thacyana, um tipo de epilepsia grave que se manifesta nos primeiros meses de vida. Como o secretário possui foro privilegiado, o inquérito foi transferido para o TJ. Caberá aos desembargadores decidir se aceitam ou arquivam a denúncia.

Outros Réus com mandato - Os outros dois casos na pauta do TJ se referem a ações penais oferecidas pelo Ministério Público do Estado (MP) contra os deputados estaduais Robinho (PP) e Jânio Natal (PTN), prefeito eleito de Belmonte. Robinho e Natal foram acusados de crimes de responsabilidade quando administravam, respectivamente, as prefeituras de Nova Viçosa e Porto Seguro, ambas no Extremo Sul. Cada um deles responde ainda no TJ a mais dois processos criminais abertos pela Justiça a pedido do MP. Em uma das ações, Robinho é acusado de improbidade administrativa por suspeita de irregularidades em licitações realizadas em 2009, durante sua gestão em Nova Viçosa. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário