segunda-feira, 28 de novembro de 2016

DONOS DE TERRENOS DE AREMBEPE LUTAM PARA REAVER ÁREAS INVADIDAS

A área de 5 milhões de m² (o equivalente a 500 campos de futebol) invadida por 2 mil grileiros no Litoral Norte tem dono. Aliás, donos. As terras são de quatro grupos diferentes, três deles de empresários: o grupo Fernandez Plaza, o grupo português Liz Construções e o EMES, de uma família de investidores de Sergipe. Cada um detém cerca de 1 milhão de m² das terras. O restante é de uma família nativa de Arembepe, que herdou as terras do bisavô.

Conforme denunciou anteontem o CORREIO, os terrenos que ficam entre Arembepe e Barra do Jacuípe têm sido tomados não por sem-teto ou sem-terras, mas por gente que chega com seus carrões e loteiam as terras na marra. Fontes ligadas às Prefeitura de Camaçari apontam, inclusive, a existência de uma associação ilegal com 2 mil pessoas. Esse seria apenas um dos 40 pontos de invasões do município.

Conseguimos falar com três representantes dos verdadeiros donos dos espaços. Todos estão revoltados com as invasões. “Você detém a propriedade, paga os impostos, tem a escritura em mãos e vê seu patrimônio ser invadido desse jeito por gente que não precisa disso”, reclama Mário Araújo, do grupo EMES.

Segundo ele, os proprietários já entraram com ação na Justiça para buscar a reintegração de posse contra o que chamou de “indústria da invasão”. “Virou uma indústria. São empresários que tomam o terreno ‘na tora’, revendem a preços baixíssimos e saem debaixo”, aponta Araújo. “Desculpe, mas quem tem uma Pajero ou uma Mitsubishi não pode dizer que não tem uma casa. Então, está invadindo porque?”, questiona.

Projetos - Os proprietários também reclamam da lentidão na aprovação dos projetos para a região por parte do poder público. Araújo afirma que a área receberia em breve um projeto de cidade sustentável. Além das moradias, a Smart City previa a construção de uma universidade, um hospital, um resort e um centro de convenções. “Também teria um oceanário e um aquário. Seria uma cidade inteligente”.

O investimento previsto para o projeto, segundo calcula, era de R$ 2 bilhões. “Infelizmente, por falta de visão política, perdemos esse projeto para outros estados”. Os outros proprietários também reclamaram da demora da prefeitura de Camaçari em aprovar projetos. Mas Djalma Machado, secretário de Desenvolvimento Urbano do município, contesta. “Esses projetos têm que passar por crivo ambiental. Se fosse simples, você acha que a gente não aprovava? Nós queremos empreendimentos”, justifica.

Segurança - Uma das poucas áreas a não ser invadida pertence à Liz Construções. A representante da empresa diz que protege suas terras com cercas e forte esquema de segurança. “Além dos R$ 400 mil de IPTU que pagamos todos os anos, gastamos muito com segurança. Já tentaram invadir várias vezes, mas nossa vigilância impediu”, disse Clarissa Modafferi. “A prefeitura não tem celeridade na aprovação dos projetos. Por isso, acontece o que está acontecendo”, critica.

“Fizemos um projeto, mas ali é uma região que tem uma restrição muito grande. Aí os invasores se aproveitam”, concorda Carlos Henrique Fernandez, do Grupo Fernandez. “Já tentamos de tudo. Denunciamos na delegacia, comunicamos a Secretaria de Segurança Pública e até o governador já sabe”, disse Carlos Henrique. Procurada, a SSP informou que, em casos como esse, as polícias Militar e Civil aguardam decisões judiciais para cumprir reintegrações de posse. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário