O Cristo da Barra será tombado nesta terça-feira (28) pela prefeitura de Salvador como parte das comemorações dos 468 anos da cidade, que é celebrado nesta quarta-feira (29). É o primeiro tombamento pela Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município. O monumento passará por uma requalificação, que incluirá pedestal de vidro e iluminação cênica, de forma que a escultura pareça estar flutuando. A área do entorno será revitalizada para permitir a realização de missas campais. O edital de licitação para as obras vai ser publicado nesta terça no Diário Oficial do Município (DOM) e ficará aberto por 40 dias.
A previsão é de que as obras, que tem orçamento estimado em R$ 1,2 milhão, durem três meses, com custos de R$ 1,2 milhão. O Cristo será o primeiro a ser tombado pela Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município. A área da requalificação do espaço abrangerá 500 m², com renovação do piso e da alvenaria e restauro da estátua. A vegetação em torno do pedestal será mantida e o acesso feito com placas de concreto, será substituído por granito.
O monumento data de 1920, sendo, portanto, 11 anos mais antigo que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A obra, cujo nome original é “Monumento a Jesus”, é do artista italiano Pasquale de Chirico, que também é responsável por outros importantes monumentos da cidade, como a estátua de Castro Alves. Inicialmente, ficava em um morro em Ondina, sendo transferido para a Barra em 1967. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário