sexta-feira, 2 de junho de 2017

PRÓXIMA ESCOLAB SERÁ ABERTA NO BAIRRO DE COUTOS EM SETEMBRO; UNIDADE TERÁ 700 VAGAS

As duas Escolabs (escolas laboratório) que faltam ser inauguradas pelo prefeito ACM Neto terão cerimônia de abertura ainda este ano. A da Boca do Rio, com vagas para 600 alunos, já está em funcionamento. Ela atende as escolas da região e ainda tem vagas disponíveis.

Os pais que tiverem interesse em matricular os seus filhos devem procurar a escola em que eles estão estudando e fazer a solicitação de uma vaga. As inscrições estarão abertas até que todas as vagas estejam preenchidas.

A outra Escolab deve estar funcionando até o mês de setembro, em Coutos. Localizada em um prédio de 6 mil m², a escola vai ter capacidade para receber 700 alunos e até mesmo um teatro com capacidade para 400 pessoas. Esta nova unidade terá parceria com a Apae e abrigará também um Centro Especializado de Reabilitação física e intelectual.

A primeira unidade inaugurada, também em Coutos, começou a funcionar em junho de 2016. Lá, estudam 600 alunos de Ensino Fundamental I e II das escolas municipais Colina do Mar, Alto de Coutos, Oito de Maio e Cid Passos, que terão aulas na Escolab no turno oposto à aula na escola regular.

Funcionando como um complemento que permite aos alunos estudar em Ensino Integral, as Escolabs têm uma proposta diferente. Ela contempla um projeto que envolve seis eixos pedagógicos: Jogos Matemáticos, de Linguagem, Conhecimento Global, Raciocínio Lógico, Experimentação Artística e Práticas Esportivas.

Lá, alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Salvador usam tablets, notebooks, têm acesso a impressoras 3D, fantasias, jogos de tabuleiro e praça de arborismo. O objetivo é fazer os estudantes desenvolverem habilidades de forma lúdica, criativa e moderna.

Cajazeiras: um novo lugar para aprender - A Escola Municipal de Cajazeiras XI foi reinaugurada nesta quinta-feira (1º). Construída ainda na década de 1980, a escola era feita de estrutura de pré-moldados e funcionava em um espaço precário. Oferecendo risco à segurança da comunidade escolar, a unidade teve que ser interditada e as atividades foram suspensas por um ano. Demolida, ela foi reconstruída e voltou a funcionar este ano. Mas, enquanto a obra não terminava, os alunos foram transferidos para outra escola no bairro - a 15 de Maio.

A escola pequena ganhou mais espaço - passou de seis para nove salas e ampliou a quantidade de vagas de 400 para 590. Com a ampliação, ainda tem vagas disponíveis na unidade: há espaço para mais 45 alunos na escola, que oferece as modalidades de ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Escolas contam com verba de R$ 100 milhões
Somente provenientes do TAC assinado com os shoppings centers de Salvador, o investimento na educação é de R$ 100 milhões. O dinheiro ainda será aplicado em 12 escolas até o final do ano. Desde 2013, o dinheiro aplicado na educação municipal cresceu. De cidade que descumpria o mínimo constitucional, que é de 25%, a capital passou a superá-lo. “Em quatro anos, nós passamos de 22,5% na educação para chegar a este ano em 28%”, comemorou o prefeito ACM Neto (DEM).

Neto anunciou que está finalizando o processo de compra de fardamento para todos os alunos da rede municipal e a aquisição do kit escolar. “A criança, sobretudo a mais pobre, precisa de caderno, do lápis e da borracha”, disse. O prefeito ainda ressaltou os esforços para melhorar a qualidade da merenda escolar, que está com índice de satisfação de 96%. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário