Na última reunião do governo Lula e de Henrique Meirelles na presidência do Banco Central, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve nesta quarta-feira, 8, o juro básico da economia em 10,75% ao ano. Mesmo com a crescente pressão inflacionária, a taxa Selic terminará o ano no mesmo patamar visto desde junho. Por enquanto, o BC entende que é preciso esperar o efeito das recentes medidas de aperto do crédito para avaliar eventual mudança na política de juros.
Comunicado divulgado após a reunião mantém aberta a possibilidade de que o governo de Dilma Rousseff pode começar a subir o juro logo no início de 2011.
"Prevaleceu o entendimento entre os membros do Comitê de que será necessário tempo adicional para melhor aferir os efeitos dessas iniciativas sobre as condições monetárias”, cita o texto divulgado após o encontro, ao se referir às medidas anunciadas sexta-feira. “Nesse sentido, o Comitê entendeu não ser oportuno reavaliar a estratégia de política monetária nesta reunião”, explica o BC. (As informações são da Agência Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário