terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ETANOL LEVA VANTAGEM SOBRE A GASOLINA EM APENAS SEIS ESTADOS

O preço da gasolina segue mais competitivo em 20 estados e o Distrito Federal, enquanto abastecer com etanol é vantajoso em seis estados, de acordo com os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O estado do Ceará é o único em que é indiferente o uso de um ou outro.

A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina, ou seja, o motorista tem vantagem econômica com o preço do combustível de cana até esse porcentual do valor cobrado nos postos pelo derivado de petróleo.

O etanol só é competitivo em relação à gasolina nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Tocantins. Goiás tem a maior competitividade para o etanol no Brasil, de acordo com os preços levantados pela ANP, com o preço médio do hidratado em 62,96% do cobrado pela gasolina.

Já a gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 82,14% do valor da gasolina) e no Rio Grande do Sul (80,05%). No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os estados e no Distrito Federal. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário