segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ALAN SANCHES SE DIZ SATISFEITO COM DEMOSTRAÇÃO DE ATENÇÃO DADA POR MINISTRO AO MARTAGÃO

O deputado estadual Alan Sanches, presidente municipal do PSD, que há muito está engajado na luta para tirar o Hospital Martagão Gesteira da atual crise que enfrenta, não esconde a satisfação em relação ao anúncio por parte do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de que a unidade terá um aumento de 20% no repasse de recursos, cerca de R$ 170 mil mensais a mais. Trata-se da criação de um incentivo para hospitais que prestam atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o deputado, é nítido que como o único hospital pediátrico 100% SUS na Bahia, que tem capacidade técnica para resolver todas as patologias pediátricas necessita de apoio financeiro do município, do Estado e do governo federal para avançar na capacidade de atender mais pacientes. “Hoje a fila de nossos pequeninos com problema cardíaco está bem grande e se não tivermos um olhar diferenciado para o Martagão esses atendimentos não serão realizados. Foi dado um passo importante hoje, mas não é o suficiente. A luta para ajudar o Martagão continua”, destacou. O ministro visitou a unidade neste domingo.

Alan Sanches, que é titular da comissão de Saúde e Saneamento Básico, é autor de vários requerimentos relacionados às tentativas de minimizar a difícil realidade da instituição. Em audiência pública, o deputado conseguiu reunir os secretários de Saúde do estado e do município, Jorge Solla e Gilberto José, respectivamente, que se comprometeram a buscar solução para o impasse. Resultados já podem ser comprovados. Em consenso entre estado e prefeitura, os recursos atrasados já estão assegurados para essas instituições.

O deputado solicitou ainda, através de emenda ao Projeto de Lei de nº 19.490/2011, que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2012, que R$ 1,5 milhão desse orçamento seja destinado ao HMG. A intenção, levando em consideração que o Martagão Gesteira é o único hospital pediátrico de Salvador, referência em tratamentos contra o câncer infantil no estado e que chega a realizar 60 cirurgias cardíacas por ano, é que com essa ajuda a instituição possa, além de investir, amenizar o atual colapso financeiro, cujo risco de fechamento não está descartado.

“O que não podemos permitir é que uma instituição de tamanha importância para a Bahia, para Salvador feche as portas por falta de apoio”, reiterou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário