sábado, 25 de fevereiro de 2012

WAGNER SUGERE COMPENSAR ÍNDIOS POR ÁREA OCUPADA, AFIRMA COLUNISTA

O governador Jaques Wagner, segundo o colunista da Época, Felipe Patury, propõe que a reserva indígena reivindicada pelos Pataxós no sul da Bahia seja deslocada da área original e demarcada em outro local, na mesma região, como forma de reparação pela ocupação das terras por fazendeiros e pelo surgimento das cidades. “Os índios serão compensados com equipamentos públicos como escolas, posto de saúde, estradas e equipamentos agrícolas”, sugere o governador.

Os índios já ocupam oficialmente 13 mil hectares, mas reivindicam a demarcação de 54 mil. O conflito entre descendentes dos índios, fazendeiros e moradores de cidades como Itajú do Colônia e Pau Brasil, próximas a Porto Seguro, se agravou durante o carnaval. Mais de 50 fazendas foram invadidas e os comerciantes fecharam as portas por falta de segurança.

Wagner aumentou o efetivo da PM na região e pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reforço das equipes da Polícia Federal e intermediação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário