As praias de Salvador amanheceram diferentes ontem, com o início da Operação Verão, comandada pela Secretaria de Ordem Pública (Semop), que determinou a retirada de todos os equipamentos da areia.
No próximo sábado, 200 barraqueiros voltam às praias com novas tendas padronizadas, de 3mx3m, distribuídas entre São Tomé de Paripe e Ipitanga. A lista com os nomes dos contemplados será divulgada depois de amanhã, dia 5.
O trabalho de ordenamento, entretanto, também gerou protestos. Cerca de 60 barraqueiros fecharam os dois sentidos da Avenida Octávio Mangabeira, em Piatã, na manhã de ontem. O bloqueio, que foi monitorado pela Polícia Militar, durou duas horas.
“Eu passei necessidade no Inverno. Eles podiam ter deixado o Verão passar, pedir para a gente sair depois do Carnaval. Como vai ser agora?”, questionou Joel Silva, que trabalha em Piatã há 30 anos. Os manifestantes marcaram novo protesto para as 7h de hoje no mesmo local.
A titular da Semop, Rosemma Maluf, vê as manifestações como naturais e afirma que o ordenamento das praias vai continuar, mesmo com as queixas dos barraqueiros. “Não vai ter retorno, não vamos ceder à pressão. Só vamos avançar para que a orla fique cada dia mais bonita”, disse. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário