segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

SOLENIDADE DE ADESÃO DE SEIS FACULDADES AO VESTIBULAR SOCIAL COM O PREFEITO ACM NETO

Uma solenidade realizada na sexta feira ( 29/11) no Palácio Thomé de Souza, com a participação do Prefeito ACM Neto, celebrou a adesão de mais seis Faculdades de Salvador ao Programa Vestibular Social da Prefeitura Municipal e que é coordenado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). O programa, lançado no primeiro semestre deste ano, proporciona aos beneficiários do programa Bolsa família e dependentes a possibilidade de ingressar no ensino superior, com financiamento garantido em até 100% através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Agora, são nove instituições de ensino superior que participam do Programa: as Faculdades 2 de Julho, Visconde de Cairu, São Salvador, FAP, São Tomaz de Aquino, Hélio Rocha, D. Pedro II , FTC e Cidade do Salvador.

“Para superar as desigualdade sociais e reverter um quadro negativo, de altos índices de desemprego em Salvador, por falta de qualificação, investimos em vários programas de cunho social, entre eles o Vestibular Social, que proporciona às pessoas de baixa renda o acesso à Universidade. A verdadeira senha da libertação das pessoas é dada pela educação, por isso estamos investindo muito com o objetivo de abrir portas para o desenvolvimento para as camadas menos favorecidas. E a participação de nossas Faculdade parceiras tem sido fundamental para que sejamos bem sucedidos. Agradeço pela confiança e por participarem deste projeto”, afirmou o prefeito ACM Neto.

De acordo com o Secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, este ano, em apenas seis meses, cinco mil pessoas realizaram o Vestibular Social, que consta de uma redação, e já concretizaram o sonho de entrar na Faculdade. “Nosso é colocar pelo menos dez mil jovens beneficiários do Bolsa Família na Universidade em 2014. Ou seja, estamos escancarando as portas da Universidade para milhares de jovens ansiosos por estudar e, no futuro, oferecendo a eles a possibilidade de emprego por meio do nosso Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra ( SIMM)”, pontuou o secretário.

Marcus Alessander Oliveira, representante da Faculdade 2 de Julho, parabenizou o prefeito ACM Neto, em nome das instituições de ensino, “ pelo excelente trabalho desenvolvido na área de educação” e citou o Vestibular Social como um bem acabado modelo de estimulo às pessoas de baixa renda para que entrem na Universidade. “ De nossa parte, desejamos ampliar ainda mais essa parceria, seguindo nossa trajetória de 82 anos, beneficiando todas as camadas sociais”.

Por sua vez, o estudante Carlos Alberto Santos da Mata Escura, destacou que só conseguiu ingressar na Universidade graças ao Vestibular Social: “Eu não tinha nenhum direcionamento para a minha vida em termos de estudo. Então, estimulado pelas pessoas da Secretaria de Promoção Social me inscrevi, fui aprovado, e hoje curso Ciências Contábeis na Faculdade D. Pedro II. Estudar me abriu as portas para o trabalho, pois já estou atuando como orientador social no meu bairro”.

Por: Sergio Toniello

Nenhum comentário:

Postar um comentário