quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SUPREMO DETERMINA A PRISÃO DE MAIS 4 CONDENADOS NO MENSALÃO

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quinta-feira (5), a prisão imediata de mais quatro condenados por envolvimento no Mensalão. De acordo com informações extraoficiais do STF, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), os ex-deputados Bispo Rodrigues (PR) e Pedro Correa (PP-PE) e o ex-vice-presidente do Banco Rural Vinicius Samarane serão presos ainda nesta quinta-feira pela Polícia Federal (PF).

Além deles, estão presos outros 11 condenados do mensalão e foi determinada a prisão do ex-diretor do Banco do Brasil (BB) Henrique Pizzolato, que está foragido.

Na terça-feira (3), a defesa de Bispo Rodrigues e de Pedro Corrêa condenados entraram com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF), com habeas corpus preventivo para evitar a prisão imediata dos dois. Na segunda-feira (2), o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, negou recurso e determinou o fim do processo para os dois. Rodrigues foi condenado a seis anos e três meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; e Corrêa, a sete anos e dois meses de prisão.

Nas petições apresentadas ao Supremo, os advogados pediram que Rodrigues e Corrêa pudessem aguardar o julgamento dos embargos infringentes em liberdade até decisão do plenário da Corte. Segundo eles, Barbosa não poderia ter determinado individualmente o fim do processo, quando não já mais possibilidade de recursos.

Na ocasião, Barbosa se manifestou a favor da prisão imediata por entender que as penas devem ser executadas imediatamente porque não cabe mais recurso contra as condenações. Corrêa e Rodrigues apresentaram embargos infringentes, recurso que prevê novo julgamento para condenados que obtiveram pelo menos quatro votos pela absolvição. No entanto, eles obtiveram dois votos pela absolvição. (As informações do Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário