O prazo para a inscrição na edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio terminou nesta sexta-feira (23), às 23h59, mas candidatos que não têm isenção na taxa de inscrição podem pagar o boleto de R$ 35 até a próxima quarta (28). Só então que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deve divulgar o número oficial de pessoas aptas a fazer a prova, que neste ano será realizada nos dias 8 e 9 de novembro.
No último balanço divulgado pelo Inep, às 20h desta sexta, o sistema registrava 9.091.013 candidatos – número que, se confirmado, representará um recorde. Em 2013, 7,8 milhões de alunos fizeram a inscrição, mas, como muitos não pagaram a taxa, no final 7,1 milhões de candidatos puderam prestar o exame. Nos dias do Enem, compareceram efetivamente mais de 5 milhões de estudantes. Segundo informou o MEC, os candidatos que não compareceram às provas do ano passado e se inscreverem novamente em 2014 receberão uma mensagem do governo que alerta sobre o problema de faltar ao Enem mais uma vez.
Dados levantados pelo governo mostram que a maioria dos ausentes são pessoas que não precisam pagar a taxa de inscrição – como treineiros, que ainda não terminaram o ensino médio, e adultos que já acabaram o terceiro ano e trabalham. Em 2013, o governo estima que cerca de 30% dos candidatos inscritos no Enem não chegaram a fazer os dois dias de prova. O prejuízo com os faltantes, no ano passado, foi de R$ 58 milhões, calcula o MEC. De acordo com o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual) em 1.699 municípios do país. (As Informações do G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário