sexta-feira, 30 de maio de 2014

"BAIANOS SÃO OBRIGADOS A SE TRATAR EM MINAS E ESPÍRITO SANTO", DIZ JOCEVAL

“É preciso descentralizar a administração, que muitas vezes fica concentrada na capital”. A afirmação do presidente estadual do PPS, o vereador Joceval Rodrigues, tem como base as queixas de diversos vereadores baianos, que clamam para que o governo olhe para o estado como um todo. Joceval se disse gratificado ao saber do compromisso que o pré-candidato ao governo Paulo Souto (DEM) assumiu, de estar mais atento para o estado em sua totalidade.

A integração da Bahia por meio da descentralização administrativa é uma das bandeiras defendidas por Joceval Rodrigues. “O próximo governador precisa olhar mais para as regiões mais afastadas da capital. A Bahia tem hoje 417 municípios e muitos se queixam do abandono do poder público”, ressaltou. “Apesar de ter muito político defendendo a divisão da Bahia, nós sabemos que a solução não é essa. A solução é integrar a Bahia com direcionamento de receita”, ponderou Joceval.

O presidente estadual PPS citou diversos exemplos do abandono. “Como pode uma cidade como Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia, passar oitenta anos para receber a visita de um governador? Já a cidade de Mansidão, salvo engano, nunca teve esse privilégio”, afirmou. “O povo de Teixeira de Freitas se sente isolado. A cidade está distante de Salvador e não tem sequer com um hospital de base, o que acaba obrigando o cidadão deste município e de outros 13 no seu entorno a se tratarem em Linhares (ES) e em Teófilo Otoni (MG)”, lamentou.

Joceval listou ainda queixas de lideranças do Oeste baiano. “O povoado de Vila Panambi, em Formosa do Rio Preto, responsável por grande produção de algodão, foi adotado pelo estado do Tocantins. Lá o asfalto foi colocado pelo governo do Tocantins, as escolas são mantidas pelo estado vizinho e até a energia elétrica é fornecida pela Celtins e não pela Coelba. Os 40 quilômetros da BR-242, que liga a Bahia ao Norte do Brasil, não tem asfalto. Já a BR-020, no município de São Domingos, teve o trecho da Bahia asfaltado pelo estado de Goiás”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário