terça-feira, 26 de agosto de 2014

PESQUISA DIZ QUE 72% DOS JOVENS ADMITEM MENTIR NA INTERNET

Uma pesquisa conduzida com mais de 4 mil estudantes de escolas particulares com idades entre 13 e 16 anos, 600 pais e 300 professores de 14 estados brasileiros apontou que os jovens são mais conscientes sobre o uso da internet do que se imagina. O estudo 'Este Jovem Brasileiro', uma iniciativa do Portal Educacional em parceria com o psiquiatra Jairo Bouer, é realizada uma vez por ano.

Esta edição do projeto abordou temas como exposição, relacionamentos e agressão na internet. Os dados coletados mostram a discrepância entre a percepção dos pais e as experiencias dos jovens na internet. Por exemplo, entre os adolescentes, 22% afirmaram que já ficaram, 11% que já namoraram e 5% que já fizeram sexo com pessoas que conheceram pela internet. Embora sejam contra, pouco mais de 1% dos pais sabem que seus filhos já ficaram ou namoraram com alguém que conheceram na rede.

A outra surpresa é a maturidade com que os adolescentes encaram certas questões. A maioria deles, 65%, têm noção que o que postam em redes sociais hoje pode ter consequências futuras, enquanto apenas 30% dos pais acreditam que aquilo que o filho posta ou postou pode eventualmente ter algum tipo de consequência.

Sobre a supervisão parental, 21% dos estudantes afirma que contam para os pais tudo sobre os seus acessos, cerca de 42% mantêm alguma privacidade, e 12% não contam nada. Além disso, um em cada quatro jovens diz que os pais não têm interesse nesse assunto. Os pais, no entanto, têm uma versão diferente. Apenas 28% dizem que não controlam os conteúdos acessados pelos filhos, e os outros 72% acreditam controlar esse conteúdo de forma total ou pelo menos parcial.

A falta de supervisão, entretanto, parece não influenciar de forma negativa na maneira como os estudantes se comportam na internet. A maioria deles, cerca de 60%, disse que não confiaria em alguém que conheceu pela rede para ter um relacionamento. Apesar da prudência entre a maior parte dos jovens, 5% já foram direto para a casa de alguém que acabaram de conhecer online. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário