sexta-feira, 29 de agosto de 2014

FORTE SÃO MARCELO TERÁ LICITAÇÃO EM OUTUBRO

Foi publicado na quinta-feira (28), no Diário Oficial da União, o edital de licitação para restauração do Forte São Marcelo, na Baía de Todos os Santos. Segundo divulgou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a licitação só deve ocorrer no dia 8 de outubro. A obra vai abranger a recuperação da parte física da fortificação, fechada desde 2011.

De acordo com a publicação no Diário Oficial, a empresa contratada deverá fazer a “elaboração de projeto básico e de projeto executivo, e a execução da obra para a reconstituição das fundações, estabilização da estrutura, recuperação e conservação dos ambientes”. A restauração será financiada pelo governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas. Depois da obra (que é considerada a primeira grande intervenção pelo Iphan), o forte deve passar para a iniciativa privada.

A ideia é que o Forte São Marcelo abrigue um restaurante com um espaço multiuso, além de um centro de referência da memória do próprio Forte do Mar, como também é conhecido. A estrutura foi erguida no século XVII sobre uma coroa artificial, delimitada por rochas.

O espaço estava praticamente sem utilização há anos. Em 2008, o livro As Fortalezas e a Defesa de Salvador, do urbanista Mário Mendonça de Oliveira, apontou a necessidade de intervenções na estrutura do Forte para mantê-lo de pé. De acordo com a assessoria do Iphan, essa será a primeira reforma detalhada no local - que fica a cerca de 300 metros da costa -, desde que ele foi criado, incluindo a manutenção da parte subaquática. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário