No final do túnel rubro-negro, uma luz. Depois de ficar orfão no meio-campo por um longo inverno, o Vitória finalmente terá o retorno de Escudero, após 189 dias no limbo entre a contusão no joelho e a recuperação. O desafio será contra o Figueirense, neste domingo, diante da torcida e de números cabais. Será o jogo 50 do meia argentino com a camisa vermelha e preta, além da partida número 600 do Barradão.
Como efeito borboleta, a contusão do gringo trouxe ao Leão uma fase difícil. Quando Escudero se machucou, em fevereiro, o Leão ainda não havia levado 5 a 1 do Ceará, não tinha estreado na Copa do Brasil, tampouco perdido o Baianão para o Bahia. O aproveitamento era, até então, de 66% em nove jogos na temporada. Depois da saída do argentino, o time fez 29 jogos e o rendimento caiu para 42%. Tudo bem que Escudero pegou clubes menos expressivos este ano, mas isso não diminui a importância dele para o time. Em 2013, pelo Brasileirão, 13 dos 16 triunfos do Vitória foram com ele em campo.
Falando no rival, o meia é o único no elenco atual que ainda não perdeu um Ba-Vi pelo Vitória. Ele não participou das últimas três derrotas no clássico, todas por 2 a 0. O retorno tão esperado pela torcida não é apenas pelo xodó que Escudero se tornou para o Rubro-Negro. Os números comprovam que o Vitória precisa dele para sair da zona. Com ele em campo, o time baiano obteve um aproveitamento de 63%, com 27 triunfos em 49 jogos.
A recuperação de Escudero também é comemorada pelo técnico Ney Franco, que retorna ao clube após a demissão de Jorginho. Antes de trocar o Vitória pelo Flamengo, o treinador não escondia que o time havia perdido padrão de jogo sem o camisa 11. Ele testou diversas maneiras de suprir a perda, investindo até na improvisação de Juan no meio-campo, mas sem sucesso. Na Série A de 2013, das 10 vitórias de Ney Franco, oito foram com Escudero em campo.
O jogador admite que o retorno o deixa ansioso, mas mostra confiança: "A situação é ruim, mas temos time para virar esta fase. Esperei muito tempo para retornar e confio na nossa equipe. Precisamos vencer em casa e arrancar pontos fora. Não tenho dúvida que vamos buscar coisas melhores no Campeonato Brasileiro". (As informações do A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário