terça-feira, 4 de novembro de 2014

CASO DALVA SALE: CÂMARA ANALISA HOJE DENÚNCIAS CONTRA DEPUTADOS DO PT

O Conselho de Ética da Câmara decide, hoje, se instaura ou não processos contra os deputados petistas Afonso Florence, Nelson Pelegrino e Rui Costa, governador eleito da Bahia. Eles foram acusados pela presidente da ONG Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, de receber recursos federais destinados a programas habitacionais no estado. Caso os processos sejam abertos, o conselho também fará o sorteio do relator de cada um dos três processos. As representações contra os parlamentares baianos foram protocoladas pelo PSDB e pelo DEM no dia 16 de outubro.

No documento, os dois partidos citam as denúncias feitas por Dalva Sele que foram publicadas pela revista Veja em 24 de setembro. Segundo a presidente do Instituto Brasil, políticos do partido receberam parte dos R$ 17,9 milhões que foram destinados pelo Fundo de Combate à Pobreza para a construção de casas populares, mas acabaram, ainda de acordo com Dalva Sele, desviados para parentes de integrantes da cúpula do PT ou para bancar campanhas eleitorais no estado.

Além dos três parlamentares, as denúncias feitas pela presidente da ONG atingiram também o senador Walter Pinheiro e a deputada estadual Maria Del Carmen, ambos do PT, militantes do partido e do PCdoB. No total, as verbas deveriam ser usadas na construção de 1.120 casas populares para famílias de baixa renda.

Segundo Dalva Sele, “o instituto recebia os recursos, simulava a prestação do serviço e carreava o dinheiro para os candidatos do partido”. Segundo ela, “se o acordo pagava pela prestação de mil casas, por exemplo, o instituto erguia apenas 100”.

A ONG encerrou as atividades em 2010, mas o caso também está sob investigação dos Ministério Público da Bahia, que já havia detectado desvios de cerca de R$ 6 milhões no convênio da ONG com o governo. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário