terça-feira, 30 de dezembro de 2014

ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CRIAÇÃO DE CURSOS DE MEDICINA EM 6 CIDADES BAIANAS

Instituições de Ensino Superior (IES) e mantenedoras dos 39 municípios brasileiros selecionados, por meio de edital, para receber cursos de medicina, devem submeter inscrições até o dia 23 de janeiro ao Ministério da Educação. Na Bahia, seis cidades foram contempladas pelo edital, que é parte da estratégia do Programa Mais Médicos de expansão e formação no país; são elas: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro.

Entre os critérios para a seleção das IES que poderão abrir cursos de medicina estão os valores previstos para investimento na rede local de saúde e também a previsão de implantação de um programa de residência médica para garantir a especialização dos profissionais após o fim da graduação.

Serão também critérios de avaliação a saúde financeira da instituição, uma boa nota no MEC nos cursos que já estejam em funcionamento e ainda o volume adesão ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (ProUni), medidas consideradas essenciais pelo governo para fazer com que o curso seja acessível aos estudantes de baixa renda.

O Brasil tem 21.674 vagas autorizadas para cursos de medicina. Deste total, 11.269 estão no interior e 10.045 em capitais. Dentre as 39 cidades contempladas na chamada pública, nenhuma é capital. Depois da inscrição, o Ministério da Educação fará visitas às IES e mantenedoras inscritas para verificar se a instituição tem condições de abrir o curso de medicina. Só podem apresentar propostas as mantenedoras legalmente constituídas no país que tenham, pelo menos, uma instituição de ensino credenciada integrante do sistema federal. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário