domingo, 28 de dezembro de 2014

HEMOBA FARÁ COLETA ATÉ A VÉSPERA DO ANO NOVO

Com o estoque abaixo do esperado, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estará atendendo os candidatos a doação de sangue e cadastro de medula óssea até a véspera do Ano Novo.

Nos dias 29 e 30, o órgão atende em horário normal no hemocentro, das 7h30 às 18h30, localizado na av. Vasco da Gama (Complexo do Hospital Geral do Estado (HGE). No dia 31, o Hemoba funciona das 7h às 12h30.

O órgão estará fechado no dia 1º de janeiro, mas volta a atender normalmente a partir do dia 2, das 7h às 18h30.

Recomendações - O candidato a doação não deve estar em jejum. Ele precisa estar bem alimentado e descansado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. É importante lembrar que o organismo repõe o volume de sangue doado em no máximo 24 horas após a doação.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais, e ter idade entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Não podem doar sangue mulheres grávidas, em fase de amamentação, ou no período de três meses após o parto; aqueles que tiverem ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e quem tiver feito tatuagem ou colocado piercing há menos de 1 ano. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário