Na sua primeira reunião de trabalho com o primeiro escalão do governo, o governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), destacou dois pontos nas suas recomendações: a necessidade de os 24 futuros secretários estaduais seguirem os novos mecanismos de controle de gastos, conforme previsto na reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa; e de estreitarem a comunicação com o meio político, abrindo um canal de relacionamento com deputados e prefeitos.
Antevendo um 2015 de economia instável no País, Rui Costa orientou os secretários a definirem prioridades e economizar no que poder. "Queremos alocar grande parte dos recursos na atividade fim de cada secretaria", disse ele, que espera receber, a partir de 10 de janeiro, o planejamento estratégico para 2015 de cada secretaria.
Na reunião, que durou cerca de três horas, o governador eleito traçou o planejamento das ações prioritárias deste início de governo, e disse que a introdução do novo mecanismo de controle de gastos - detalhado pelo secretário da Fazenda, Manoel Vitório - facilitará o acompanhamento da execução orçamentária.
De acordo com o futuro secretário de Relações Instituições, o hoje deputado federal Josias Gomes (PT), o controle dos gastos antes centrado na diretoria geral de cada órgão, passa agora, com a mudança no organograma, a ser acompanhado, também, por outras áreas do governo.
"Isso vai agilizar a execução orçamentária, evitar que os gastos extrapolem o previsto, e dar uma maior transparência e eficiência à prestação de serviços", explicou Gomes.
Comunicação - Um dos pontos assinalados por Rui Costa no anúncio da reforma administrativa, a transversalidade será característica da sua gestão. Ele quer aproximar as secretarias dos vários setores da sociedade e do meio político, aumentando a troca de informações e parcerias.
A comunicação será, segundo ele, ampliada nas diversas ações, seja em uma campanha publicitária ou na divulgação de inaugurações para deputados da base. Rui também pretende implantar o "governo eletrônico".
A ideia é que os serviços prestados pelo Detran, secretarias de Saúde e Educação possam ser acessados pela internet. "Vamos avançar bastante nisso. Nas escolas, queremos implantar o ponto eletrônico de presença dos alunos, para que os pais e responsáveis recebam a informação dos seus filhos", exemplificou Rui Costa. (As informações do A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário