A dois meses do São João e em meio a uma grave crise econômica, o governador Rui Costa (PT) corre atrás do patrocínio de bancos públicos e cervejarias para bancar os festejos juninos em municípios baianos. Não bastasse isso, a Petrobras, grande patrocinadora em anos anteriores - agora protagonista do escândalo de corrupção investigado na Operação Lava Jato -, ainda não disse se investirá nas festas este ano. Em 2014, governo e Petrobras investiram, juntos, R$ 21,7 milhões.
Por sua vez, prefeituras temem ter que cancelar ou reduzir o São João, dependentes de convênios com a Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado - Bahiatursa. Alguns prefeitos já estão apelando para que "um milagre" salve a festa.
"Nós estamos buscando que esses atores privados aportem valores maiores, que possam compensar uma eventual diminuição (de recursos) do estado", afirma o governador.
Segundo Rui, já foram iniciadas conversas com Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Schin e Coca Cola, entre outros possíveis patrocinadores. Nenhum deles, porém, anunciou se pretende investir no São João e em que medida.
O governador diz que aguarda nos próximos dias a entrega de projeto, elaborado pela Secretaria de Turismo, para apresentar aos bancos e empresas. "Enviarei o projeto para saber qual será a contribuição de cada um, e a partir daí, ter um parâmetro de quanto o estado vai ter que entrar", afirma Rui. (As informações do A Tarde)
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