domingo, 26 de abril de 2015

TERREMOTO NO HIMALAIA DEIXA MAIS DE 1.300 MORTOS; BRASILEIROS ESTÃO DESAPARECIDOS

Muitos brasileiros estavam no Nepal neste sábado (25), quando um forte terremoto, de magnitude 7,8, atingiu o país. O número de mortos por conta do desastre natural já supera 1.300, de acordo com estimativa do Ministério do Interior do país feita por volta das 18h (horário de Brasília).

Segundo o Itamaraty, não há, até o momento, informações sobre brasileiros entre mortos. Muitas famílias já disseram ter conseguido manter contato com os parentes que estão no Nepal; outros, no entanto, continuam desparecidos.

A brasileira Mariana Malaguti Uchôa, de 26 anos, está na região atingida pelo terremoto, mas ainda não foi localizada pela família. Segundo o pai dela, Paulo Uchôa, o último contato com a filha foi feito na quarta-feira (22). "Fomos pegos de surpresa", disse à Folha de S. Paulo. Formada em Design de Produtos pela PUR-Rio, Mariana viajava pelo continente asiático desde o início do ano. Ela seguiria viagem rumo à Indonésia nos próximos dias. "Nós queremos ouvir apenas se está tudo bem", desabafou o pai da jovem.

Testemunhas disseram às agências de notícias que o terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos. Milhares de pessoas deixaram seus lares e estão nas ruas da capital, Katmandu, com receio de que casas e prédios desmoronem. As comunicações, a eletricidade e a água corrente foram cortados. O governo nepalês decretou estado de emergência.

Os hospitais do país de 28 milhões de habitantes tentam dar conta dos feridos, enquanto a busca por sobreviventes é complicada devido a falta de equipamentos para escavar. O acidente aconteceu por volta das 12h (horário local). Autoridades e equipes de resgate esperam amanhecer para retomar as buscas, calcular os prejuízos e retomar a contagem dos desaparecidos e mortos. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário