quinta-feira, 1 de junho de 2017

ÍNDIOS OCUPAM SEDE DO PMDB E DO DSEI E PEDEM EXONERAÇÃO DE COORDENADORA

Cerca de 180 índios estão ocupando nesta quinta-feira, 1º, a sede do PMDB que fica no bairro do Costa Azul, em Salvador. Os outros 180 estão na sede dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), na Graça. Eles pedem a desoneração de Mônica Correa Marapará, atual coordenadora do órgão.

"Estamos pedindo a exoneração da coordenadora do Dsei, Mônica Marapará. Foram nove meses no governo sem fazer nada e o nosso povo só perdendo", conta Agnaldo Pataxó, um dos coordenadores do Movimento Unido dos Povos e Organizações indígenas da Bahia. A ocupação do órgão, que é um subsistema do Sistema Único de Saúde (SUS), começou na tarde desta quarta, 31. Segundo Kâhu Pataxó, que também é um dos líderes do movimento, até o momento não houve resposta do órgão.

"Só recebemos uma posição de Marcos Antônio Tocolini (PMDB), secretário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Só que a proposta que ele fez é que a gente fizesse a desocupação dos dois prédios, porque, segundo ele, já estava resolvendo o nosso problema. Só que ele já fez isso antes. Diz que está resolvendo e as coisas continuam", disse.

Kâhu ainda complementa que eles só querem mais melhorias para os serviços de saúde indígena. "Quem eles (os membros do PMDB) vão indicar para a coordenadoria do Dsei, não sei. Nós não queremos nos meter. Só queremos as nossas melhorias de saúde e a exoneração de Mônica", completou.

O movimento é composto pelos índios das tribos Pataxó, Pataxó Hã Hã Hãe, Tupinambá, Kiriri, Kaimbé, Truka, Tumbalalá, Tuxi, Funi-ô, Atikum, Tapuia, Kariri-Xocô, Kantaruré, Pankararé, Potiguara, Pankararú, Payayá e Tuxá. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário