sábado, 14 de março de 2009

PESQUISA APONTA OS VEÍCULOS MAIS ROUBADOS NO BRASIL


Uma pesquisa semestral feita pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) aponta os modelos de carros mais roubados de janeiro a junho de 2008 no país. O levantamento é feito com base nos dados enviados semestralmente pelas seguradoras. A partir deles, a empresa calcula o chamado 'índice de roubo' levando em conta o número de carros expostos, suas versões e o tempo em que o veículo está segurado.

Para apresentar uma amostragem significativa, a Susep considerou somente os 100 automóveis com maior exposição, ou seja, os mais segurados. Veículos que não têm seguro não aparecem nesta estatística.

É exatamente o 'índice de roubo' que explica o fato de no topo da lista estar o Fiat Uno Mille quatro portas, com 436 roubos registrados no período. Este número representa 3,67% dos 11,8 mil veículos deste modelo segurados. Por este motivo o Fiat Uno Mille aparece, por exemplo, na frente de carros como o Volkswagen Gol Special Xtreme 1.0 Mi 2p, com o triplo de roubos no período (1.236), mas com menor índice (2,28%).

Entre os 15 modelos mais roubados, versões distintas do Gol aparecem nove vezes na lista. O Gol mais roubado é o modelo 1.0 Power 16 V quatro portas (3,47%) - em segundo lugar logo atrás do Fiat Mille. Em terceiro figura o VW Santana 1.8 (2,47%) e, em quarto, a VW Parati 1.6 (2,34%).

Também aparecem no top 15 o Fiat Palio Celebration 1.0 Fire Flex 8V 4 portas, que ocupa a 12ª colocação, e a Kombi Standard, em 14º lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário