domingo, 20 de setembro de 2009

OSID FAZ DEBATE SOBRE A IMPORTÂNCIA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

As Obras Sociais Irmã Dulce entram firme na campanha para informar toda a população sobre a importância da doação de órgãos e a necessidade de integração de todos os profissionais de saúde em torno do tema. Para tanto, realiza a Semana do Transplante, promovida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), em Salvador, na Bahia. O evento será realizado dos dias 21 a 25 de setembro, com uma programação diversificada, incluindo palestras, debates, atividades recreativas, apresentações musicais, distribuição de brindes, entre outras ações.

O principal objetivo do encontro é conscientizar as pessoas de que todos são doadores em potencial. É possível doar desde tecidos – córneas, medula óssea, pele e osso – até órgãos, como coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas e intestino. Aliado a isso, um doador pode ajudar, em média, até onze pessoas (receptores). A doação de córneas, por exemplo, tem sido um dos focos na atuação da OSID.

Tal procedimento exige, desde a captação do tecido até o transplante, a adoção de passos importantes, como identificar o potencial doador, buscar autorização para a doação junto aos familiares, conservar as córneas, agilizar o atestado de óbito, além de comunicar o ocorrido ao Serviço Social e à Comissão Intra-Hospitalar.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2008 foram realizadas 363 operações de diversas modalidades, na Bahia, um incremento de 27,82% em relação a 2007. Os transplantes de córneas e de rins responderam por 90% do total desses procedimentos no estado. Já em todo o país foram 18.989 transplantes em 2008 – um aumento de 9% no comparativo com 2007.

Existem, atualmente, 529 centros e 1.366 equipes autorizadas a realizar operações em todo o território nacional, sendo que na Bahia são 25 unidades e 40 equipes em atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário