terça-feira, 22 de setembro de 2009

TRAUMAS CEREBRAIS O ÁLCOOL PODE SER FATOR DE PROTEÇÃO

Pessoas que sofreram acidentes ou traumas cerebrais têm maiores chances de sobreviver se, na época do acidente, tivessem o hábito de ingerir álcool. A conclusão foi publicada por um grupo de pesquisadores na revista 'Archives of Surgery'.

Álcool e direção é e sempre vai ser uma má combinação, e contribui com mais de 40% dos acidentes de trânsito, enfatiza o autor do estudo, Ali Salim, médico renomado centro médico Cedars-Sinai, em Los Angeles.

'Porém, dos pacientes com traumas cerebrais de moderados a severos, que inicialmente sobreviveram, os que tinham álcool em seus organismos parecem ter uma pequena vantagem em comparação aos que não ingeriram nenhum tipo de bebida alcoólica', diz Salim.

Entre as cerca de 38 mil pessoas analisadas pelo estudo, que sofreram traumas cerebrais entre os anos de 2000 e 2005, 38% tinham álcool em seus organismos quando chegaram ao hospital. De acordo com o pesquisador, menos pessoas que ingeriram álcool morreram em comparação com os que não beberam, 7,7% contra 9,7%.

Não se sabe ao certo como a substância pode ser um 'protetor', mas uma das teorias é que tenha ação anti-inflamatória no organismo. No entanto, alguns dados do estudo chamam a atenção:a idade média dos pacientes que ingeriram álcool era menor em relação aos que não ingeriram (37 anos contra 44 anos de idade) e eles passaram menos tempo internados com o auxílio de ventilação mecânica, o que pode sugerir que eram pacientes de menor gravidade.

(Com informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário