domingo, 20 de setembro de 2009

MINISTRO É CONTRA VENDA DE VEÍCULO DE PASSEIO A DIESEL NO BRASIL

A proposta de se liberar a comercialização de automóveis de passeio com motor a diesel segue provocando polêmica no Governo Federal. Neste sábado (19), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, voltou a criticar os estudos anunciados pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para a comercialização de carros movidos a diesel no país.

'Acho uma péssima ideia liberar o diesel para os carros. Ainda por cima, nosso diesel, que não está no padrão dos outros países, que tem maior poluição de enxofre por parte', disse o ministro. Atualmente, apenas utilitários e veículos comerciais podem usar motores a diesel no Brasil.

Minc afirmou que não acha 'uma boa idéia” o Brasil ter carros de passeio movidos a diesel, e que vai orientar o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) a não aprovar a proposta. O ministro acredita que o Brasil tem o etanol como diferencial, e que toda emissão que sai do escape do álcool é absorvida pela cana na fase de crescimento da planta.

Minc afirmou que o governo está tentando reduzir o teor de poluição do diesel, que era de 500 partes de enxofre por milhão, e agora está em 50 partes por milhão. O ministro lembrou que foi aprovada recentemente uma resolução no Conama, que reduz o teor de enxofre no diesel para 10 partes por milhão.

A entrada em vigor, porém, será a partir de 2011. “Aí, sim, a gente vai ter o mesmo nível da Europa', destacou Minc. (Com informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário