quinta-feira, 29 de abril de 2010

AÇÃO CONJUNTA ENTRE PM E CIVIL FAZ VARREDURA NO CENTRO HISTÓRICO


A terça-feira, no Pelourinho, é da Bênção. Mas também de bom baculejo. Anteontem, quem circulava à noite pelo Centro Histórico foi surpreendido por uma ação conjunta das polícias Civil e Militar. Investigações da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) e da 1ªDelegacia, nos Barris indicam que a última terça do mês marca o aumento no número de assaltos na área. Ao todo, dez homens foram detidos por uso ou porte de drogas.

Um garoto de 16 anos foi apreendido acusado de ser olheiro dos traficantes que dominam o Mercado São Miguel. A investida começou às 21h30 e atacou pontos de vendade drogas e de assaltos no Santo Antônio, Carmo, Baixa dos Sapateiros, Gravatá e Pelourinho onde, na Praça do Reggae, mais de 150 pessoas foram abordadas.

Quem fumava maconha dispensou a droga ali mesmo, no chão. “Pensam que se livram do flagrante. Mas também atuamos na educação, não podem se destruir nas drogas”, diz a titular da Deltur, Maritta Souza. Para identificar usuários, a polícia contou com a ajuda de Malu e Angel, cães labradores treinados para localizar substâncias entorpecentes.

Dois presos confessaram na delegacia que conseguiram a droga com traficantes que se infiltram no show do cantor Gerônimo, nas escadarias da Igreja do Paço.Cada trouxinha de maconha é vendida no evento, segundo os detidos, por R$ 3.

Pelo menos 50 pessoas que esperavam ônibus na Baixa dos Sapateiros foram revistadas. Alguns reclamavam. “Fumei maconha, mas estou no meu direito. Trabalho, pago minhas contas, sou pai de família. E não me pegaram com nada. Quero saber porque estou sendo preso”, gritava um dos homens que, em seguida, foi para a delegacia.

OLHEIRO
A pé, os policiais seguiram para o Mercado de São Miguel. Lá, desativaram um local que deveria funcionar como estacionamento mas, de acordo com a delegada, era dominado pelo tráfico. “Suspeitamos que aqui também seja o lugar onde ladrões que atuam no Centro dividem os objetos roubados”.

A polícia deteve três homens. O adolescente apreendido também estava ali. Ele contou aos policiais que usa crack e é obrigado a atuar como olheiro para os maisvelhos que usam o espaço, onde foram encontradas 76 trouxinhas de maconha.
No Gravatá, chamou a atenção dos policiais a quantidade de cachimbos que estavam num esconderijo na parede de um imóvel. Facas, chunchos fabricados a partir de limpadores de para- brisa e isqueiros foram apreendidos. Funcionários de uma cooperativa de catadores de lixo, que estavam trabalhando, ficaram apreensivos.

Dali, Terreiro de Jesus e, depois, Praça do Reggae. A chegada da força conjunta assustou quem dançava ao som de uma banda. “A PM está fazendo o trabalho dela. Não está colocando ninguém para fora. Após a revista, o show continua”, alertou o vocalista do grupo.

Polícia fecha maconhoduto na operação
A polícia comemorou o fechamento do maconhoduto, espécie de tubulação que ficava exposta na Praça do Reggae. “Sempre encontrávamos drogas ali. Com o fechamento, dispensar a droga ficou mais difícil”, explicou a delegada Maritta. Três detidos foram autuados como usuários de drogas e liberados em seguida.O adolescente foi encaminhado à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).( Informações do Correio).
Letícia Rastely

Nenhum comentário:

Postar um comentário