quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BASE COMUNITÁRIA QUER GANHAR A CONFIANÇA DOS MORADORES


“Se tudo o que prometeram for verdade, só vamos precisar de uma polícia que respeite os direitos humanos”. Foi com essa desconfiança que a representante de vendas Maria Lícia, 61 anos, assistiu ao governador Jaques Wagner empossar a capitã da Polícia Militar (PM) Roseane Guimarães, que, na manhã desta terça-feira, 27, assumiu o comando do complexo das três bases comunitárias de segurança do Nordeste de Amaralina.

Cativar a população de cerca de 120 mil habitantes, em troca do apoio no combate ao tráfico de drogas, será o grande desafio de Roseane e dos 360 PMs que, a partir de agora, devem circular pelas ruas de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho. O conjunto de bases terá 16 viaturas e 25 câmeras responsáveis por alimentar a central de videomonitoramento da base principal, localizada no Beco da Cultura, Nordeste de Amaralina.

“Nossa meta inicial é integrar a população junto à PM, obedecendo ao fundamento da doutrina de polícia comunitária, cujo objetivo é se aproximar e ganhar a confiança”, disse a capitã, que enxerga na abertura de espaços culturais e esportivos a oportunidade de alcançar tais objetivos. “Contamos com as denúncias para que possamos atuar de forma mais eficaz”, clamou Roseane.

De acordo com o governador Jaques Wagner, a inauguração do complexo segue o planejamento previsto pelo Programa Pacto Pela Vida, que, há cinco meses, lançou a Base Comunitária de Segurança do Calabar, baseado no modelo importado das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro. Segundo anunciado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), em abril passado, até o final de 2013, o governo deve instalar 34 bases no Estado. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário